Clique aqui para fazer o download da imagem !
חָכְמָה
Transliteração: chochmah ( LER RORRMÁ)
Tradução: sabedoria, inteligência, erudição; arte, talento, conhecimento; ciência, estudo
Salomão nasceu por volta do ano 974 a.C. e foi coroado rei de Israel pelo pai, Davi, pouco antes da morte deste. E reinou por 40 anos em Israel. Era filho de Davi com Bate-Seba, ele herdou um reino próspero, pacífico e poderoso de seu pai Davi. Salomão recebeu de Davi as instruções de como deveria se portar no reino em relação a Deus e seus inimigos (1Rs 2). Destaca-se, no período que começa a reinar, a sua oração pedindo a Deus sabedoria (1Rs 10.1-29).
De acordo com o Antigo Testamento, Deus apareceu para Salomão e perguntou o que ele queria. Salomão pediu apenas sabedoria e conhecimento para poder julgar com probidade o grande povo de Israel (I Reis 3:9; II Crônicas 1:10). Então Deus disse que, por ele não ter pedido riquezas, bens, honras e vitórias sobre os inimigos, lhe seriam concedidos mais bens, sabedoria, conhecimento, riquezas e honra do que a qualquer rei do passado ou do futuro. A promessa foi cumprida. A sabedoria, o sucesso e a riqueza de Salomão aumentaram de forma inimaginável. Além das reservas de ouro que valeriam centenas de bilhões de dólares no mercado atual, ele possuía 4 mil estábulos para seus cavalos e carruagens, e sua folha de pagamento incluía 12 mil cavaleiros. Governantes de nações do mundo inteiro buscaram seus conselhos e pagaram caro por eles.
Escreveu 3.000 provérbios, 1.005 cânticos, escreveu sobre botânica e zoologia (1Rs 4.31-33).
Construção do Templo, maior obra arquitetônica da época. Salomão gastou os três primeiros anos do reinado ajuntando o material para construção do templo, depois mais sete anos na construção do templo, totalizando 10 anos.
No entanto, no meio da vida, ele começou a violar as regras de conduta, os princípios e estratégias que articulara com tanta sabedoria no Livro dos Provérbios e, ao fazê-lo, seu sucesso e felicidade desapareceram. Para nossa sorte, ele registrou muitas de suas leis de conduta no Livro dos Provérbios. Muitas pessoas agem de acordo com algumas dessas leis por acaso, sem conhecê-las ou compreendê-las, e atingem um certo nível de sucesso ou felicidade ao fazê-lo. Porém o mais comum é que a ignorância dessas leis crie obstáculos para um sucesso e satisfação permanentes. Por outro lado, os que aprendem a usar essas leis em sua jornada de vida alcançarão um nível de propósito, sucesso e felicidade que para outras pessoas só é possível em sonhos. A vida impelida pelo propósito se tornará a vida em que esse propósito se realiza.
Que possamos aprender e por em prática esses conselhos e viver um 2016 cheios de sabedoria!
Pastor Roberto Carlos Lima